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Dissociação e aglutinação no processo de aprendizado

Por: João Paulo Barbosa - 29/01/2014
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O processo de aprendizado e suas metodologias são temas abordados por diversos pesquisadores nas mais variadas áreas do conhecimento, sendo amplamente abordada por pedagogos, educadores, psicólogos e outros profissionais.
 
Desta forma são verificadas as mais variadas teorias no processo de aprendizado, que invariavelmente são aplicados em determinada época na formação do indivíduo, seja no processo de aprendizado das primeiras palavras, dos primeiros passos, na primeira infância ou em equações complexas, na maturidade.
 
Para cada um desses momentos, muitas ou uma única teoria pode ser aplicada, de forma a potencializar o processo, fazendo com que a cada geração, a disseminação do conhecimento e o aprendizado deste sejam realizados em bases cada vez mais sólidas.
 
Os estudos marciais e antropológicos realizados no Bugei têm como premissa a preservação de princípios e preceitos históricos que eram realizados desde tempo muito antigos, por aqueles que habitavam a aldeia Kawa.
 
Desta forma, para que o processo de aprendizado e disseminação do conhecimento pudesse ser realizado, os professores daquele tempo tinham que contar com as ferramentas que dispunham naquele tempo, o processo verbal (oral) e demonstrações corporais que objetivavam o processo de aprendizado por meio da memorização do ensinamento que era transmitido.
 
Com o passar dos anos e a evolução, novas ferramentas foram surgindo para que a disseminação do conhecimento pudesse ser realizadas e consolidadas de forma mais efetiva, fazendo com que estas pudessem perdurar para outras gerações, e pudessem estar protegidas em casos de infortúnios ou catástrofes.
 
Assim com o surgimento da escrita, do papel, tinta, tipografia, e mais recentemente o processo tecnológico, deram condições para que os conhecimentos primordiais pudessem ser revisitados e repaginados com a utilização destas novas ferramentas, assim puderam ser produzidos manuscritos, apostilas, artigos, livros, vídeos, áudios e vários tipos de materiais para diversas plataformas, com o objetivo de oferecer uma nova forma de transmissão de conhecimento para aquele indivíduo, que pelos caminhos corretos, busca o conhecimento dentro de uma escola tradicional.
 
Em geral, durante meu aprendizado, pude verificar que o processo de aprendizado para um indivíduo evolui em níveis de platôs, onde o conhecimento transmitido é represado (muitas vezes inconscientemente) pelo indivíduo e em determinado momento (muitas vezes um momento mágico, especial para o mesmo), todo esse conhecimento explode, de forma a gerar a evolução e a preparação necessária de corpo, mente e espírito, para um novo nível de aprendizado.
 
Todo esse processo evolutivo, somente tem sentido, devido ao esforço carinho e dedicação de um professor, que com a devida atenção e orientação, estimulam seus alunos a aprender e armazenarem o conhecimento obtido, para que no futuro, caso queiram possam se tornar indivíduos e professores melhores, criando assim uma cadeia evolutiva positiva de proteção e disseminação do conhecimento antropológico adquirido, fazendo com que o legado perdure por mais gerações.
 
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