home /

COLUNAS

Passe pelo rio você também

Por: Rafael Ferreira - 23/02/2014
Às vezes as pessoas me surpreendem. Às vezes eu acredito no que há de melhor nelas e de repente vejo que isso é apenas da minha cabeça. As pessoas mudam, eu mudo, o mundo muda, todo o ambiente já não é o mesmo desde há um milésimo de segundo atrás, o que também não me permite acreditar que as pessoas são as mesmas, que eu sou o mesmo e que tudo que esta aí seja do mesmo jeito que há uma hora.
Heráclito de Éfeso é um filósofo pré-socrático conhecido pelo pensamento do “tudo flui” e também por acreditar que tudo vem do fogo. Além disso, sustenta que só a mudança e o movimento são reais. É dele a célebre ideia de que “não se pode percorrer duas vezes o mesmo rio e não se pode tocar duas vezes uma substância mortal no mesmo estado; por causa da impetuosidade e da velocidade da mutação, esta se dispersa e se recolhe, vem e vai”.
Se tudo flui, é importante aprender fluir, sem sofrimento, sem mágoa, sem pensar “fulano antes era assim” e de fato era, mas escolheu mudar. As pessoas, assim como você, tem esse direito.
VOLTAR PARA COLUNISTAS